Sobre Mim

Minha foto
Estudante de Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia.

Seguidores

Desabafo

Postado por Amanda terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Desde que o ano começou, tenho muito o que compartilhar aqui sobre infelizes experiências machistas presentes no cotidiano.
Logo na virada do ano, na praia da barra em Salvador, vivênciei momentos de impotência, incoformismo e tristeza. Voltando  para casa presencieie a cena de um homem agredindo a namorada, tentando enforcá-la. A situação em si já chocante ganhou ainda mais repúdio com a apatia de todos a volta que além de não fazer nada para defendê-la, diziam: "Isso que dá, essas mulheres gostam de apanhar pra manter uma relação dessas". É tão fácil julgar e pior, culpar sempre a mulher, inclusive quando ela é vítima. Confesso que fiquei tão espantada com a violência e os comentários que não consegui fazer nada. Isso sempre me ocorre em situações difíceis.
O outro episódio foi ainda pior, já em Juazeiro, quando uma amiga foi perseguida pelo ex namorado que pensa ser dono dela. Inconformado com o fim do namoro, ameaça, inibe e a enche de medo. Essa história felizmente por enquanto tem final feliz. A encorajamos a denunciá-lo, e a polícia agora assegura a ela o direito de mantê-lo a uma distância mínima. 
Duro perceber tantos episódios tristes da demonstração do machismo no cotidiano, mas pior que isso é ver que todos consideram natural, poucos conseguem enxergar a dor de uma mulher violentada, a vontade de denunciar e o medo de serem expostas, de terem familiares envolvidos, agredidos e sofrendo também.
Enfim, poderia e gostaria de discorrer horas sobre essas questões, mas infelizmentesou refém do tempo. Fico no aguardo de opiniões e comentários. =)
Até mais ver! 

0 comentários

Postar um comentário

Ajude-nos a ampliar o debate! Mostre sua opinião!

BIBLIOGRAFIA


CHAUI, Marilena. Convite a Filosofia. São Paulo: Ática, 1995.


COELHO, Texeira. O Que é Indústria Cultural. São Paulo: Brasiliense, 2003.


COLLING, Ana Maria. Gênero e História: um dialogo possível? : Unijui, 2004 p.31


MARTINS, Josemar da Silva. Cultura e Desenvolvimento. Pintadas/BA: Fórum de Cultura Regional, 2004.


MARX, Karl. Manuscritos Econômicos filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2006.


RAGO. Margareth. Epistemologia Feminista: gênero e Historia IN Masculino, Feminino, plural. Florianópolis: Mulheres, 1998.


SOIHET, Rachel. Historias das mulheres. Disponível em: . Acesso em: 05 de Dezembro de 2009, 21:00h.